Quer saber o que acontece com o caixão na Cremação? O Crematório em Osasco vai te explicar o processo da cremação e o que acontece com a urna mortuária (caixão) durante o procedimento. Continue a leitura e fique por dentro do assunto.
A cremação é um método que não agride o meio ambiente, por esse motivo, o número de cremações no Brasil tem aumentado cada vez mais. Além de diminuir os impactos ambientais, a opção tem se tornado uma alternativa bastante econômica.
Mas, como funciona o processo de cremação? O que acontece com o caixão no momento da cremação? Para tirar todas suas dúvidas, vamos explicar o passo a passo desse processo. Vamos lá?
A cremação
Apesar de não parecer, a cremação é um processo antigo, muito utilizado nas antigas civilizações. Para se ter uma ideia, o método já era costume entre os gregos e os romanos a 1000 a.C, sendo considerada um destino nobre aos mortos.
Hoje em dia, a Cremação além de ser um processo ecológico, é bastante econômico. É considerada um serviço funeral moderno, aliadas à falta de espaço dos cemitérios das cidades, evitando assim, dores de cabeça com os familiares. É um método que menos agride o meio ambiente.
No Brasil, de acordo com a lei, os restos mortais de uma pessoa somente podem ser levados à cremação, no mínimo, 24 horas após o falecimento. Antes desse período, a execução do processo é proibida.
Antes do corpo ser cremado, é comum que a família realize uma cerimônia de despedida e homenagens ao falecido, que normalmente dura de 10 a 15 minutos. Assim que a cerimônia termina, dá-se início ao processo de cremação propriamente dito.
Na cremação, o corpo é submetido a uma temperatura aproximada de 1000°C em forno específico para esse fim. Costuma demorar entre duas a três horas, dependendo do corpo ali exposto, restando apenas cinzas e fragmentos ósseos.
Os fragmentos ósseos restantes, são devidamente triturados para que os grumos fiquem uniformes e sejam entregues em condições ideais aos familiares.
Por se tratar de um processo simples e prático, a cremação é uma excelente opção, pois evita fontes de contaminação e infecções, contribuindo assim, para a preservação do meio ambiente.
O que acontece com a urna mortuária (caixão) durante o processo de cremação?
Na cremação, a urna mortuária não entra em contato direto com o fogo, mas sim, fica em uma câmara de incineração, onde será submetida a uma temperatura de mais de 1.200 ºC.
O nível de calor faz com que a sua madeira e as células do corpo evaporem, passando diretamente do estado sólido para o estado gasoso.
Passado cerca de duas horas, as partículas de óxidos de cálcio, que fazem parte da formação dos ossos, resistem às ondas de calor.
O que sobra são as cinzas que, depois da incineração, passarão por um mecanismo de trituração.
Qual é a urna mortuária ideal para a cremação?
Não é necessário a compra de uma urna específica para a cremação, ou seja, a família pode comprar uma urna convencional. O serviço funeral faz o uso de um forro chamado fundo impermeável, que impede o vazamento de fluídos corporais.
Na cremação, as partes metálicas do caixão devem ser removidas antes que ele seja submetido a altas temperaturas.
Documentos solicitados
Para que a cremação ocorra é necessário a apresentação de alguns documentos, como: atestado de óbito (assinado por dois médicos) ou por um médico legista com o CRM de ambos, a declaração de vontade assinada ainda em vida pelo ente querido ou pelo representante legal, cópia simples do RG, CPF do falecido e do responsável.
Crematório em Osasco – Atendimento 24 horas
Entre agora mesmo em contato conosco e solicite um orçamento, através dos telefones:
WhatsApp: (11) 94547-1819 ou (11) 2528-8014
