Notícias

Crematório Osasco como é feita a cerimônia
Picture of Crematório  Osasco

Crematório Osasco

Notícias e Informações

Crematório Osasco: como é feita a cerimônia?

Com vasta experiência no mercado funerário, o Crematório em Osasco cuida de toda a cerimônia de cremação, para que sua família tenha a tranquilidade e o carinho que merece. 

Ao contrário do que muitos pensam, o cerimonial de cremação já era costume nas antigas civilizações. Hoje em dia, a cerimônia acontece de forma moderna, com alta tecnologia, sendo 100% ecológica.

Sabemos o quanto é doloroso passar pelo momento de luto, por isso, o Crematório em Osasco vai explicar como é feito o processo de cerimônia de cremação. Continue a leitura e fique por dentro do assunto.

Entenda como é realizada a cerimônia de cremação

No Brasil, de acordo com a lei, os restos mortais de uma pessoa somente podem ser levados à cremação, no mínimo, 24 horas após o falecimento. Antes desse período, a execução do processo é proibida. Veja abaixo a diferença entre os tipos de mortes natural e violenta:

Morte Natural – Após o óbito, os familiares realizam uma cerimônia de despedida. Em seguida, o corpo fica em uma câmara fria por, no mínimo, 24 horas.

Morte violenta – No caso de mortes violentas, esse tempo pode ser maior, até que a investigação seja encerrada. Somente um delegado ou um responsável pelo caso é quem pode liberar a cremação. 

A cerimônia

Passado o tempo determinado para o velório, a urna mortuária é fechada e em seguida levada para a cerimônia de cremação. Os familiares não podem acompanhar esse processo.

A cremação pode ser feita em algumas horas ou dias depois. Até a colocação do caixão no forno, o corpo é mantido resfriado em geladeira, podendo ser conservado por até 30 dias.

Na cremação, todos os pinos e metais são retirados para entrar no crematório. Esse processo ocorre para evitar a contaminação das cinzas. 

O crematório possui duas câmaras, onde na primeira o corpo é cremado e, na segunda, os gases resultantes são filtrados e processados, garantindo que o meio ambiente não seja prejudicado.

O corpo é cremado individualmente no forno a 900 graus centígrados e o processo dura entre 1 hora e meia e 3 horas.

Os restos ou fragmentos, são reduzidos através de máquinas específicas que fazem uma espécie de trituração. Após a cremação, são depositados em um recipiente que facilita o transporte. 

Após todo o processo de cremação, a família deve escolher uma urna para cinzas, para que as cinzas sejam depositadas.

É importante frisar que para a cremação ocorrer é necessário a apresentação de alguns documentos, como: atestado de óbito (assinado por dois médicos) ou por um médico legista com o CRM de ambos, a declaração de vontade assinada, ainda em vida, pelo ente querido ou pelo representante legal, cópia simples do RG, CPF do falecido e do responsável.

Tipos de urnas para cinzas

A Urna para cinzas é usada para que a família possa guardar as cinzas do ente querido como recordação. 

Ela pode ser guardada em vários ambientes, como um jardim, fixada em um pedestal, em algum memorial do ente querido ou dependendo da religião armazenadas nas igrejas. 

Elas  podem ser feitas em diversos tipos de materiais. Entre eles podemos citar: 

Bronze –  são utilizados pelas famílias que pretendem guardar as cinzas do ente querido em casa ou em locais cobertos, já que a exposição ao sol, chuva e outras condições climáticas podem ocasionar problemas como o ferrugem.

Metal ou Aço inoxidável – pode manter em qualquer ambiente, sendo eles internos ou externos, pois são urnas duráveis e de ótima qualidade. 

Madeira – São diversos os modelos de urnas feitas em madeira, porém deve-se manter em lugar interno. Com o passar do tempo é necessário o tratamento com verniz.

Pedras – São utilizadas nas igrejas e interior das residências. Já para os jardins são indicadas as urnas feitas em pedras de granito ou mármore. 

Urnas Biodegradáveis – As urnas hidro & ecológicas são próprias para colocar no mar, no rio ou em água corrente, também são usadas para o plantio de muda de árvore. Em ambos os casos as cinzas devem ser colocadas sem nenhuma embalagem dentro da própria urna. 

Veja aqui alguns modelos de urnas para cinzas.

Crematório em Osasco – Atendimento 24 horas

Entre agora mesmo em contato conosco e solicite um orçamento, através dos telefones:

WhatsApp: (11) 94547-1819 ou (11) 2528-8014

Atendimento Crematório Osasco

Crematório Região de Osasco, Cotia, Vargem Grande e Jandira

Conte com um atendimento especializado com os melhores preços da região, entre em contato via Whatsapp e solicite seu orçamento.